quinta-feira, 21 de março de 2013

Oficina de música para povos indígenas

                 Em 2008, o governo aprovou  a lei 11.769, que torna obrigatória a inclusão de aulas de música na grade curricular das escolas regulares em toda a educação básica do país. Inúmeros estudos e pesquisas apontam que a música auxilia na formação dos valores pessoais e sociais do ser humano, além de atuar em seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo. 
                 Então, considerando os direitos dos educandos por uma educação musical de qualidade, alunos do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio para os povos indígenas do sudeste paraense, estão participando de oficinas de flauta doce, teclado, violão  e teoria musical, que acontecem como atividades extracurriculares.
                  A transmissão do conhecimento tem acontecido de várias formas, além da  simbologia musical,  por observação, através do ensino coletivo. A partir de um maior aprofundamento dos signos musicais, futuramente os alunos que quiserem prosseguir no estudo da música, poderão ter condições de estarem registrando seus próprios cantos fazendo com que o estudo da música venha dialogar com a oralidade e a tradição.



              


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